Se eu pudesse definir em três palavras o Cidade do Sol, definiria em: tristeza, amor e fantástico. Faz dois dias que terminei de ler, e eu estou fascinada, ou melhor, encantada. Gente, é um livro muito triste, tem tristeza no começo, meio e fim, porém é um dos melhores que já li, praticamente obrigatório nos vestibulares, é diferente, pois a história se passa no Afeganistão, então fugimos um pouco desse clichê de ler livros de americanos, com riquezas e tudo luxuoso. Não, isso você não vai encontrar no Cidade do Sol. Você vai encontrar guerras, a luta de um país por sua liberdade, invasões, perdas, choros, dores, também vai encontrar amores, amizade, confiança, esperança. Sempre que indico um livro aqui, costumo pegar da internet a própria sinopse, se não, eu conto o livro todo, e choro mais uma vez.

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seu destino. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz - 'Você pode ser tudo o que quiser'. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece - Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Vai ter momentos que você lendo, você não vai acreditar. O escritor tenta no máximo nos passar cada emoção, o que o personagem sente, nos mostra como foi a dor de uma guerra, como era vista a mulher no Afeganistão a uns anos atrás, e como foi doloroso passar por tudo isso, vocês vão se encantar, como eu! Então super indico, não só porque gostei, e sim porque cai no vestibular e sei que muitas irão precisar. Eu li pela internet, então quem quiser o link é só comentar pedindo que com toda certeza irei divulgar! Beijos s2


Deixe um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre!

Meu castelo, meu reino | 2014. Tecnologia do Blogger.

Créditos