Meninas, atenção vestibulandas de 2013! E as treineiras (como eu) também. AS INSCRIÇÕES DO ENEM ESTÃO ABERTAS A PARTIR DESSA SEGUNDA: 13 de Maio de 2013. As provas vão ser dia 26 e 27 de Outubro e eles deixaram em pauta: a redação vão vir a todo rigor. 
E eu acho super justo o motivo de tal decisão: vocês virão as coisas horríveis que teve no Enem 2012? Teve redação até com receita de Miojo! O MEC então decidiu revigorar, ai ai ai ai. 
Preparada pra estudar? Agora é a hora, um dos momentos mais decisivo da sua vida. Nossa, falando assim até parece que eu já passei por vestibular né? Só que não! Como já falei aqui, to no segundo ano do ensino médio, snif snif. Então meu vestibular decisivo é ano que vem, mas como eu amo minhas leitoras, eu adianto muita coisa aqui pra vocês. E já que saiu né, vale a pena ver as regras (novamente) das redações e treinar, muito pra você conseguir uma pontuação muito alta, pra você conseguir entrar em uma faculdade bem top (de preferência pública) e aí, é só alegria! Mas nada é fácil e as coisas boas vem com esforço, né?

 Redação do Enem
1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!

2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.

3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!

4) A linguagem do msn ou orkut deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.

5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.

6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!

7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios!

8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!

9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.

10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

 Dicas da Thaís

Meninas, atenção! Tive uma ótima professora de português esse ano que nos deu dicas ótimas. Pena que por alguns motivos ela teve que sair da escola, ela era uma das minhas maiores esperanças para o meu vestibular, mas eu adoro compartilhar conhecimento e aqui vai as dicas dela: 
- Nunca escreva o título primeiro da redação; primeiro leia o que você escreveu, depois pensa no título. Obs: não repita nenhuma frase, nada clichê, nenhuma palavra que tenha no seu texto no título.
- Não repita palavras da sua redação; pode até parecer bobagem, mas eles ligam muito pra isso. Tente substituir por sinônimos das palavras. 
- Tente parecer o parágrafo  Tipo, sabe aquele espacinho no começo? Às vezes ficamos tão nervosas com uma redação e acabamos esquecendo do parágrafo, e isso desconta ponto.
- Fique atento as pontuações, isso é essencial! 

E aí, vai começar a estudar? No próximo Atenção Vestibulandas, vou postar a lista de livros exigidos para os vestibulares mais importantes do país para esse vestibular. Beijos, Tha.


2 Comentários

  1. oi lindona!!
    adorei seu post
    é bem interessante!! e muito legal :)
    eu orgulhosamente seguindo voce!!! S2
    me segue de volta!!!
    ficaria muito honrada e grata!!
    sucesso!!

    dicasdesole.blogspot.com.br

    beijokass!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já passei dessa fase,mas desejo boa sorte para todas!Muito estudo e dedicação meninas!
    Kiss Kiss ♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!

Meu castelo, meu reino | 2014. Tecnologia do Blogger.

Créditos